Restaurações Estéticas
Em que consiste uma restauração estética?
A restauração estética consiste em reparar o dano sofrido pela estrutura dental, seja ela por cárie, fratura, desgaste… com materiais que possuem características tão semelhantes quanto às do dente. A restauração estética é praticamente imperceptível ao olho humano. O procedimento se diferencia das restaurações convencionais por ter a capacidade de devolver ao dente o seu aspecto natural.
Quais os materiais utilizados na troca de uma restauração metálica por uma estética?
Essa escolha depende do tamanho da restauração que será trocada. Comumente, os materiais usados são a resina ou a porcelana. Se a cavidade for pequena, a restauração poderá ser de resina composta fotopolimerizável, realizada em sessão única. Se a cavidade for extensa ou se o elemento dental estiver fragilizado é recomendada a confecção de uma restauração indireta, que pode ser de resina composta indireta ou de porcelana, estas realizadas através de etapas clínicas e laboratoriais.
As manchas nos dentes, causadas pelas restaurações de amálgama (materiais prateados) podem ser corrigidas com a troca?
A troca da restauração melhora consideravelmente a aparência do dente e pode sim devolver a cor original do mesmo, porém, em alguns casos, para ter solução estética total, é preciso desgastar a estrutura dental manchada e substituí-la por um material da mesma cor dos demais dentes.
Uma restauração de material na cor do dente tem a mesma durabilidade que uma restauração “antiga”, de amálgama?
Com o avanço das técnicas adesivas, as restaurações estéticas têm garantido retenção adequada à estrutura dental. Além de garantir a diminuição de micro infiltração na restauração, o que impede a entrada de micro-organismos e fluidos salivares que poderiam comprometer sua qualidade. Dessa forma, a durabilidade delas tem sido considerada igual ou até mesmo superior às restaurações “antigas”.
Como é feita a manutenção das restaurações estéticas?
É preciso, acima de tudo, manter a saúde bucal através de uma correta higienização diária: escovação após as refeições e uso de fio dental, pelo menos uma vez ao dia. Profilaxias (limpeza) dentais semestrais ou até anuais devem ser programadas e, durante essas consultas de prevenção, a restauração é criteriosamente reavaliada e caso alguma mancha ou fratura tenha acontecido em decorrência do tempo, um pequeno reparo pode ser realizado sem prejuízo algum à restauração. Maus hábitos como quebrar patinha de caranguejo no dente e abrir garrafas com os dentes devem ser abolidos pelo paciente.
Qual a restauração estética mais atualizada e a melhor recomendada?
Existem atualmente no mercado odontológico resinas com tecnologias de nanopartículas que conferem à restauração resistência, lisura superficial e que reproduzem, com riqueza de detalhes, o policromatismo dental. A recomendação do material depende da técnica que será realizada, sendo a melhor escolha aquela que além de corrigir o problema bucal, proporcione também uma grande satisfação e sensação de bem-estar ao paciente.